
O que é e para que serve uma solução HCM?
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É muito difícil avaliar sistemas empresariais. Tratando-se de sistemas de Gestão de Recursos Humanos, é bem mais complexo do que se imagina, pois estamos falando de pessoas, que são geridas por outras pessoas. Esses recursos, humanos, têm que contar com a melhor ferramenta possível de gestão. Neste texto, iremos abordar essas questões, mostrando quais são as funcionalidades e requisitos que tornam um sistema de gestão de pessoas HCM adequado para a sua empresa.

HCM, ou Human Capital Management, é uma solução empresarial voltada para a gestão de pessoas. Ela promove a atração, retenção e desenvolvimento do capital humano ao mesmo tempo em que gera eficiência, transparência e simplificação dos processos empresariais relevantes à gestão de pessoas. Em consequência da aplicação de soluções HCM adequadas e robustas, as empresas observam aumento significativo da produtividade da força de trabalho, além de eliminar etapas redundantes de processos e sincronizar dados em uma ferramenta auxiliadora na tomada de decisões.
Tecnologia não é um negócio simples. E quando mesclamos tecnologia com sistemas de aplicação de negócios, como sistemas de HCM, o desafio tende a ser bem mais complicado. Um dos aspectos mais importantes a ser avaliado em um sistema HCM é a segurança e o compliance das informações. Para começar, o sistema tem que atender à legislação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além disso, a segurança das informações tem que ser robusta, evitando a qualquer custo ataques cibernéticos, que expõem dados dos colaboradores.
Usabilidade
Outro aspecto a ser considerado é a usabilidade do HCM, ou seja, o sistema tem que ser simples, com interface amigável e trazer elementos de design que permitam a boa navegação – tanto em telas de computador quanto em telas de celular. Os usuários têm que sentir que o sistema é amigável e, dessa forma, ter facilidade na utilização.
Em 2022 pode parecer redundância, mas é importante salientar que os sistemas, hoje, precisam rodar em nuvem e serem utilizáveis em celulares e tablets. A utilização de chatbots e assinatura digital também é desejável, porém há de se tomar cuidados para que o atendimento não perca seu lado mais humano e acolhedor.
Aspectos Importantes de Soluções HCM
Existem diversas vantagens conhecidas quando se fala na implementação de uma solução HCM. Trouxemos neste texto alguns dos benefícios alcançados com a digitalização do gerenciamento do capital humano.
Autoatendimento
O autoatendimento democratiza o acesso às informações e aumenta a produtividade do RH, dando autonomia e mobilidade no acesso a informações. Ele permite tomada de decisões baseadas em dados em todos os níveis hierárquicos e automatiza os processos de atualização cadastral. Além disso, o autoatendimento colabora com a automatização do planejamento de férias.
Administração de Pessoal
É fundamental ter compliance legal nas relações trabalhistas, o que uma solução adequada HCM deve oferecer. Somado a isso, a administração de pessoal promove produtividade e automação das rotinas trabalhistas, flexibilização para adequação das regras e definições sindicais e da empresa, eliminação de vulnerabilidade legal, confiabilidade nos valores da folha de pagamento e gestão de benefícios concedidos aos colaboradores.

Ponto Eletrônico
O HCM dá autonomia e promove uma nova experiência aos colaboradores e gestores no processo de ponto. A solução descentraliza o processo inteiramente, promovendo produtividade na gestão da jornada. Os benefícios do ponto eletrônico incluem também a redução nas solicitações de ajuste após o fechamento das horas, flexibilização e autonomia para o colaborador bater o ponto em qualquer lugar, mesmo offline – fator muito importante em um contexto no qual o home office é tão popular.
Saúde e Segurança
Permite e realiza a gestão de SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) baseada em indicadores, proporcionando condições para um controle eficiente da segurança e saúde dos colaboradores. O HCM promove a execução de ações que promovam um ambiente saudável e seguro, gerenciando as informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.
Uma solução HCM promove gestão do trabalho da CIPA, atualização constante de prontuários médicos, integração com o sistema de SST e a conformidade com as NRs 4, 5, 6, 7, 9 e 23 do MTE.
Planejamento de Pessoal
Com o HCM, sua empresa pode simular e calcular o impacto financeiro de diversos cenários possíveis e permite que o gestor conheça e faça a gestão completa do orçamento de pessoal. A solução também facilita a organização e controle do quadro de vaga, proporciona planejamento e segurança nas promoções e movimentações de pessoal e auxilia na elaboração de orçamento por meio de uma plataforma flexível. Esse conjunto de benefícios trará a potencialização de resultados, otimizando o orçamento de pessoal e a criação de relatórios analíticos para tomada de decisão de acordo com a necessidade da organização.
Admissão Digital
Fuja de processos morosos e torne o seu processo de admissão ágil e digital, além de fornecer uma experiência diferenciada ao novo colaborador. O HCM permite armazenamento de todos os documentos na nuvem, redução no tempo para completar processos de admissão, eliminar a necessidade de deslocamentos para a coleta de documentos, além de facilitar a comunicação entre o novo colaborador e RH.
eSocial
Por último, o HCM deve garantir conformidade com a legislação e as obrigações legais para que o setor de RH tenha tempo de focar no que realmente importa, as pessoas e o negócio!
Conclusão
Em tempos que exigem alta dinâmica e produtividade das empresas, uma solução HCM torna-se imprescindível para o sucesso nos negócios. A automação confiável de processos permite à liderança da empresa focar em criatividade, a última coisa que será automatizada. Entre em contato com a Lobtec e saiba como implementar em sua empresa nossa solução!